Skip to content

Petição

Abaixo-assinado para participação cívica

Considerando:

1) A gravíssima crise que tem assolado o nosso país e as duras consequências que daí advêm no curto, médio e longo prazo;

2) A falta de perspectivas de resolução da crise no quadro do actual modelo político, como tem sido visível pelas inconsequentes intrigas entre os principais actores políticos;

3) A urgência da situação financeira que está a estrangular a economia a um ponto de ruptura;

4) O facto dos cidadãos já não se reverem e de nutrirem um descrédito generalizado em relação aos partidos políticos, como prova a crescente abstenção nos últimos actos eleitorais.

Achamos que é chegado o momento de encarar de frente a realidade e vimos por este meio solicitar, como consignado pela constituição da Republica Portuguesa **[CL1] , ao senhor Presidente da Republica, que, com a máxima urgência, possa tomar as diligências necessárias no sentido de analisar as seguintes medidas:

1 – Realização de uma auditoria às contas do Estado, incluindo ministérios, organismos públicos, empresas públicas e parceria público privadas. Os portugueses exigem saber quando como e onde foi gasto o dinheiro dos seus impostos, sem truques, sem esquemas e sem mentiras. Essa auditoria deve ser efectuada preferencialmente por duas entidades independentes e credíveis: uma nacional e outra estrangeira.

2 –Criação de um governo de unidade nacional, composto por figuras essencialmente da sociedade civil com provas dadas nas diversas áreas ligadas à governação, e ao cancelamento das eleições marcadas para o próximo dia 5 de Junho. O país está num estado de emergência muito sério e é nossa convicção que as eleições não vão resolver problema algum. Os partidos estão vazios de ideias e carecem de uma gritante falta de renovação. Esta crise deve ser considerada como uma oportunidade para, com base numa equipe de pessoas independentes e credíveis e longe dos demagogismos eleitoralistas, repensarmos o modelo governativo e procedermos à tomada de medidas necessárias para reconduzir o país ao caminho do crescimento e da unidade nacional.


 [CL1]A dar um melhor enquadramento

One Comment
  1. José N.L. Fonseca permalink

    o presidente da república não tem estes poderes e ninguém o elegeu para tal coisa. como escolheria as tais personalidades? quais os critérios? porque é q ninguém dos partidos poderia ser escolhido? têm lepra ou são cidadãos de segunda?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: